A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Bauru e Região (ASCAM) participou da 1ª Semana Municipal da Reciclagem de Bauru, realizada entre os dias 1º e 6 de setembro, em parceria com a Prefeitura Municipal. A programação, organizada pelas Secretarias do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Semab) e de Agricultura e Abastecimento (Sagra), levou informações sobre consumo consciente, coleta seletiva e reaproveitamento de materiais para diferentes pontos da cidade.
Com estandes em feiras livres e atividades educativas no Horto Florestal, a ASCAM apresentou para a população as alternativas de reaproveitamento para os materiais recebidos. As ações reforçaram a importância da destinação correta dos resíduos e destacaram o papel central dos catadores na cadeia da reciclagem. Os moradores também receberam orientações sobre a coleta seletiva e puderam esclarecer dúvidas sobre os 9 ecopontos em operação, todos geridos pela ASCAM em parceria com o poder público.
Além das ações em feiras e no Horto Florestal, a programação contou com o apoio do Unisagrado, que promoveu o projeto Biologando no Jardim Botânico e no Zoológico Municipal. Nessas atividades, o foco foi ampliar a compreensão da comunidade sobre os impactos socioambientais do descarte incorreto e o potencial da reciclagem como ferramenta de preservação ambiental.
Para a presidente da ASCAM, Gisele Moretti, a Semana da Reciclagem foi uma oportunidade de fortalecer o diálogo com a população. “Quando falamos de gestão de resíduos sólidos recicláveis, falamos também de cidadania. Mostrar à comunidade o trabalho realizado nos Ecopontos e no dia a dia dos catadores é fundamental para ampliar a consciência ambiental e valorizar quem está na linha de frente desse processo”, afirmou.
A ASCAM considera a experiência positiva e reforça seu compromisso em seguir promovendo ações capazes de unir conscientização ambiental, geração de renda e o fortalecimento das cinco cooperativas associadas (Coopeco, Cooperbau, Cootramat, EcoRecicla e Verde Vida).








