Quem Somos

Conheça mais sobre nossa história

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Bauru e Região (ASCAM) surgiu com o objetivo de prestar serviço de excelência na gestão dos resíduos sólidos urbanos em Bauru e região, principalmente no que diz respeito aos resíduos recicláveis, matéria prima para geração de renda para os catadores de materiais recicláveis de baixa renda, trabalhadores das cooperativas de Bauru.

Sua fundação tem por princípio o fortalecimento das Associações e Cooperativas de Materiais Recicláveis e atende o que diz Lei número 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), marco regulatório importante para a coleta, triagem, processamento e destinação final dos resíduos sólidos.

Conforme descrito em seu estatuto, a ASCAM deve:

I – Promover meios para a melhoria das condições de trabalho e ganho dos assistidos;

II – Organizar e gerenciar centrais de armazenamento e comercialização de material reciclável;

III – Prestar serviços e desenvolver atividades do interesse dos seus assistidos;

IV – Celebrar convênio e/ou contratos com entidades, empresas e órgãos públicos a fim de atender aos interesses dos assistidos;

V – Colaborar com o Poder Público Municipal para o êxito de programas e/ou projetos de coleta, reciclagem e destinação final do material reciclável do lixo doméstico do município.

Uma das estratégias da ASCAM para melhorar a obtenção de materiais para as cooperativas de Bauru é estabelecer parceria com entidades representativas da Sociedade utilizando-se do seu corpo técnico de especialistas para elaborar o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS) aos grandes geradores.

 

NOSSOS PROPÓSITOS

 

MISSÃO

 Prestar serviço de excelência de forma a promover a melhoria de vida dos seus associados, auxiliando as cooperativas no processo de gestão administrativa e obtenção de ganhos na comercialização de materiais reciclados com o estabelecimento de parcerias com entidades da sociedade civil e poder público.

 

VISÃO

 Ser referência regional como associação de catadores de materiais recicláveis e ter o reconhecimento de seus parceiros, fornecedores, comunidade e investidores, prestando um serviço de excelência na gestão de resíduos com foco na sustentabilidade e destinação final adequada.

 

VALORES

 Respeito às pessoas através do reconhecimento e valorização de seus associados, credibilidade, comprometimento, ética e transparência no relacionamento com todas as pessoas, melhoria contínua dos processos e atendimento aos requisitos legais da área.