ASCAM ATINGE 154.444 ATENDIMENTOS NOS ECOPONTOS

Número marca 10 meses de gestão dos Ecopontos pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Bauru e Região

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Bauru (Ascam) atingiu a marca de 154.444 atendimentos realizados nos oito Ecopontos da cidade. O número refere-se à quantidade de pessoas atendidas ao longo dos 10 meses em que a associação está à frente da gestão das unidades municipais.

“É um número bastante significativo e estamos muito felizes em perceber a aceitação dos moradores em relação aos serviços prestados pela Ascam”, afirma Gisele Moretti, presidente da Ascam.

A marca vem acompanhada de outra constatação: a maior consciência ambiental por parte da população. Os reflexos disso são a ampliação no volume de Resíduos de Construção Civil (RCCs), volumosos, massa verde, madeira e pneus.

Em agosto foram recebidos mais de 3 mil metros cúbicos de não recicláveis nos Ecopontos de Bauru, quantidade 1,7% superior ao registrada no mês de julho. Nesse mesmo período, a população encaminhou às unidades, em média, sete pneus por dia, resultando em 210 unidades descartadas corretamente, sem risco de se tornarem criadouros de insetos.

Embora os não recicláveis respondam pelo maior volume cúbico, são os recicláveis os campeões de atendimento. Em agosto, 11.949 pessoais foram aos Ecopontos levar itens recicláveis, como papel, papelão, vidro, metais, óleo de cozinha, plástico e isopor, que passou a ser processado pela Coopeco, cooperativa parceira da Ascam.

“O fato de os Ecopontos abrirem todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados, e não fecharem para o almoço motivam o bauruense a realizar a reciclagem. Também é muito positivo observar que muitos deles chegam com o saco amarelo da reciclagem, o esvaziam e voltam a reutilizá-lo. São sinais de consciência ambiental ”, analisa Moretti.

A ampliação do horário, as campanhas de educação ambiental por redes sociais e carro de som nos bairros e o treinamento dos cooperados realizados pela Ascam, avalia a presidente da associação, contribuem para o positivo contexto ambiental vivido pelo município de Bauru atualmente.

Renovação

O contrato de gestão dos Ecopontos de Bauru pela Ascam termina em dois meses. As tratativas para a renovação do contrato já estão sendo realizadas. “Já fizemos uma nova proposta, que está em tramitação na Prefeitura”, conta Gisele Moretti, presidente da Ascam.

Para ela, a atuação da Ascam à frente dos Ecopontos trouxe muitos benefícios ao município, o que justifica a renovação do contrato junto ao Município.

Um desses benefícios envolve a produção de relatórios operacionais sobre os Ecopontos. “Por meio desses documentos, a Prefeitura hoje tem dados quantitativos sobre a gestão dos Ecopontos e tem uma radiografia da reciclagem no município, o que pode auxiliar na gestão dos resíduos da cidade”, explica Gisele.

O objetivo da Ascam é aprimorar a gestão dos Ecopontos e atender melhor a população. “Temos vários estudos em andamento, como a criação de um aplicativo para agilizar o atendimento, a criação de um espaço para reuso de volumosos, entre outros projetos. Gostaríamos muito de colocá-los em prática”, afirma a presidente.

Os relatórios operacionais e financeiros da Ascam podem ser consultados pelo munícipe aqui site, basta clicar na aba Transparência. Os documentos estão disponíveis em versão PDF.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.