ASCAM INAUGURA NOVA SEDE E ENTREGA PRIMEIROS TRICICLOS

Na última sexta-feira, 26 de fevereiro, um sonho se tornou realidade: a sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Bauru e Região (Ascam) foi inaugurada. Representantes dos poderes públicos e da sociedade organizada visitaram o local para conhecer as novas instalações.

“Foi um trabalho árduo chegar até este momento. Este prédio representa o esforço de dezenas de catadores de recicláveis e da união e apoio de várias pessoas. É a materialização de um projeto que visa melhorar o meio ambiente de nossa cidade e proporcionar melhores condições de vida a muitos trabalhadores. Estou muito feliz”, discursou Gisele Moretti, presidente da Ascam.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente de Bauru, Dorival Coral, que foi conhecer as novas instalações, a Ascam merece a nova sede. “A associação tem realizado um ótimo trabalho. A gestão dos Ecopontos são um bom exemplo de parceria com o poder público e a comunidade que funciona”, disse.

Para o vereador Guilherme Berriel, vice-presidente da Câmara de Bauru, o trabalho da Ascam enche a cidade de Bauru de orgulho. “É um trabalho que gera renda, realiza a destinação correta de resíduos e móveis e une as pessoas pelo ideal de melhor qualidade de vida. Estou muito feliz em participar desse momento”, comentou.

Também foram conhecer a nova sede Catiana da Silva Santana, presidente da Eco Recicla; Glauber Woida, membro da equipe de transição da Sebes; Simony Silva Coelho e Ricardo Scarelli Carrijo, presidente e vice-presidente do Condema; Matheus Luiz de Oliveira, representante da Enactus/Projeto Trilhos/Unesp Bauru; e catadores de recicláveis associados à Ascam.

Na nova sede também está instalada uma minicentral de triagem de resíduos recicláveis, com esteira motorizada, cerca para bags e galpão. Em um futuro breve, a expectativa é que o local sirva para visitas monitoradas para educação ambiental de membros da comunidade.

O local abriga, ainda, o escritório de administração da Ascam e o projeto Reúse, onde ficarão expostos móveis e eletrodomésticos descartados nos Ecopontos, mas que podem ser reutilizados.

Esses serviços poderão ser acessados pela população de segunda a sábado, das 8h às 17h.

Triciclos

A inauguração da sede da Ascam foi seguida da entrega dos primeiros equipamentos do Projeto Triciclo da Reciclagem às cooperativas Coopeco, Cooperbau e Eco Recicla.

Os triciclos foram adquiridos por R$ 100 mil com o valor do primeiro contrato assinado entre a Ascam e a Prefeitura de Bauru, em novembro de 2019, para a gestão dos oito Ecopontos da cidade. Os equipamentos ficaram prontos em dezembro de 2020 e apresentados em solenidade aos catadores associados no dia 22 do mesmo mês.

A proposta é que cada cooperativa realize a gestão do equipamento e rota de coleta na região dos Ecopontos e que os catadores que irão operá-los, após se associarem à Ascam, passem por processo de formalização como microempreendedores individuais e treinamento técnico e ambiental feito pela associação.

“O Triciclo da Reciclagem e o Reúse são novos desafios que a Ascam está assumindo em prol da população de Bauru. Queremos aprimorar nossa prestação de serviços na área de gestão de resíduos e consolidar a cidade como parte da rota da reciclagem. Nosso sonho agora é que Bauru se torne peça fundamental na realidade do lixo do estado de São Paulo”, afirmou Gisele.

Serviço

Ascam. Rua Rafael Pereira Martini, nº 13-07, Parque Júlio Nóbrega. Bauru – SP. Horário de atendimento: segunda a sábado, das 8h às 17h. Telefone: (14) 99779-8189.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.