ASCAM TERÁ PROGRAMA DE TRICICLOS DE RECICLAGEM

A partir de janeiro, catadores autônomos poderão participar de seleção para usar um dos 20 triciclos adquiridos pela associação

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Bauru e Região (Ascam) apresentou aos seus associados, no dia 29 de dezembro, os triciclos da reciclagem que poderão ser usados por catadores autônomos da cidade. O prefeito Clodoaldo Gazzetta participou da solenidade.

Os triciclos custaram cerca de R$ 100 mil e foram adquiridos com o valor do primeiro contrato assinado entre a Ascam e a Prefeitura de Bauru, em novembro de 2019, para a gestão dos oito Ecopontos da cidade.

Equipados com uma gaiola com capacidade para acondicionar até 300 quilos de recicláveis e um engradado para acomodar os pertences do condutor, como água e alimentos, os triciclos proporcionarão melhores condições de trabalho a catadores de recicláveis da cidade.

“Os triciclos representam uma grande inovação para Bauru, tanto do ponto de vista de melhoria de condições de trabalho quanto para a educação ambiental de catadores de recicláveis que atuam de forma autônoma. É uma grande conquista”, afirma Gisele Moretti, presidente da Ascam.

Para participar do programa, os catadores de recicláveis deverão se inscrever em um processo seletivo a ser realizado pela Ascam em parceria com a Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (Sebes), a partir de janeiro, para avaliação de seus perfis sociais.

Caso selecionados, os catadores de recicláveis deverão iniciar processo de formalização como microempreendedores individuais e associarem-se à Ascam. Depois passarão por treinamento técnico e ambiental, receberão uniforme  e orientações para uso dos triciclos.

“Estamos concluindo os critérios de seleção dos catadores de recicláveis e definindo a melhor forma de trabalho com os triciclos. Trata-se de um programa piloto, de grande pioneirismo, pois proporcionará o empoderamento de muitas pessoas por meio de informações técnicas, ambientais, de trabalho e de condições socioeconômicas. Estamos muito felizes e animados”, afirma Gisele.

Durante a solenidade de apresentação dos triciclos, foi confirmado o nome do novo gerente ambiental da Ascam. Trata-se do engenheiro florestal Henrique Barraviera Ribeiro, que já atuava na associação na orientação técnica dos catadores de recicláveis dos Ecopontos. Formado pela Universidade Federal de São Carlos, campus de Sorocaba, Henrique assume a função no lugar do biólogo Dorival Coral, que deixou a entidade após aceitar o convite para ser secretário municipal do Meio Ambiente de Bauru, a partir do dia 1 de janeiro.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.