ASCAM TRANSMITE LIVE SOBRE GESTÃO DE RESÍDUOS EM CASA

“Gestão de Resíduos em Casa” foi o tema da primeira live realizada pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascam). A transmissão foi realizada no dia 22 de maio na página do Facebook da entidade.

O objetivo da live foi compartilhar conhecimentos da Ascam sobre educação ambiental a partir de uma questão que faz parte do dia a dia das pessoas: o lixo, mas sob a perspectiva de auxiliar a população a realizar a gestão dos resíduos domésticos para melhorar a destinação desse material.

Estudos do Ministério do Meio Ambiente estimam que 1/3 dos resíduos que chegam aos lixões e aterros sanitários é composto de embalagens, muitas das quais utilizadas apenas uma vez.

“Quando o munícipe aprende o que são resíduos recicláveis e reutilizáveis, ele evita destinar ao lixo doméstico itens que ficariam dezenas e centenas de anos decompondo na natureza. A gestão de resíduos em casa possibilita à população ter papel ativo em prol do meio ambiente”, explicou o engenheiro ambiental Guilherme Coral, membro da equipe técnica da Ascam.

Guilherme foi um dos participantes da live juntamente com o biólogo Dorival Coral, gerente ambiental da Ascam, e a catadora de recicláveis Gisele Moretti, presidente da associação. Durante a atividade, eles realizaram orientações sobre gestão de resíduos em casa e responderam a perguntas dos internautas sobre o tema.

A ideia de realizar a live surgiu da observação das dúvidas mais frequentes de usuários dos Ecopontos de Bauru, hoje administrados pela Ascam. “A educação ambiental é um dos pilares de atuação da nossa associação. Compartilhar esse conhecimento faz parte da nossa missão e nos aproxima ainda mais dos munícipes”, disse Gisele.

Professor da área de biologia há 30 anos, Dorival avaliou a experiência como muito positiva. “Esse momento, mais do que nunca, pede a união de todos em prol do planeta e a educação tem essa capacidade de transformar pessoas e, a partir dela, mudar contextos”, comentou.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.