ASCAM VAI RECEBER RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS DE GRANDES GERADORES

Lei determina que montante seja destinado a cooperativas legalizadas; associação também oferece serviço de plano de gerenciamento de resíduos

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascam Sem Limites) já está organizada para receber o montante de resíduo sólido reciclável e para elaborar o plano de gerenciamento de resíduos sólidos de grandes geradores do município de Bauru.

Pela lei municipal nº 7.124/18, oficializada por meio do Decreto Municipal n.º 14.306/19, a partir de novembro deste ano até novembro de 2020, os proprietários, possuidores ou titulares de estabelecimentos cujo volume de resíduos sólidos gerados seja igual ou superior a 200 litros diários, deverão se responsabilizar por segregar, coletar, armazenar, transportar, realizar o transbordo e tratar seu lixo.

Nesse grupo se encontram estabelecimentos de prestação de serviços, comerciais, industriais, instituições e promotores de evento, entre outros, que deverão se autoproclamar grandes geradores junto ao Município.

A autoproclamação deve ser realizada conforme cronograma definido em conjunto com o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema): até 30/11, empresas geradoras de 400 litros/dia; até 05/06/2020, geradores de 300 litros/dia; e, por fim, até o dia 30/11/2020, com geração igual ou superior a 200 litros/dia.

Depois de realizado o cadastramento, as empresas têm 30 dias para entregar um plano de gerenciamento dos resíduos sólidos, ou seja, o conjunto de atividades planejadas que incluem segregação, coleta, armazenamento, transporte, transbordo, tratamento e disposição final desse lixo.

“Já nos organizamos para atender os grandes geradores tanto para fornecer orientação por meio da prestação de serviços técnicos a respeito das etapas que compõem o gerenciamento desse material quanto para receber os resíduos sólidos recicláveis produzidos por essas empresas”, afirma Gisele Moretti, presidente da Ascam.

A lei determina que o montante de resíduos sólidos recicláveis deva ser destinado às cooperativas legalmente instituídas no município.

SERVIÇO

Para saber mais sobre os serviços de plano de gerenciamento de resíduos sólidos e de destinação de resíduos recicláveis realizados pela Ascam, o interessado deve entrar em contato pelo telefone (14) 99721-0842 ou pelo e-mail: ascamsemlimites@gmail.com

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.