ECOPONTO, CONSIDERADO SERVIÇO ESSENCIAL, MANTÉM ATENDIMENTO

Serviço essencial à saúde, por auxiliar no saneamento do município, os Ecopontos seguem com atendimento à população de Bauru após o Decreto Municipal nº 14.664, de 20 de março de 2020, que determinou estado de emergência na cidade. A informação é da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Bauru (Ascam), responsável pela gestão dos Ecopontos.
Para que o atendimento seja realizado em segurança para os munícipes e catadores atuantes nos oito Ecopontos, a equipe técnica da Ascam realizou atividade de orientação em saúde preventiva aos trabalhadores há duas semanas e vem reforçando diariamente as recomendações por meio de visitas a cada unidade.
“Estamos reforçando a necessidade de que os associados lavem as mãos constantemente e mantenham a distância segura de 2 metros durante o atendimento ao munícipe”, explica Gisele Moretti, presidente da Ascam.
Outra medida foi que encaminhar associadas gestantes ou pertencentes a grupos de risco para o Covid-19 para serviços sem contato direto com o público.
Para Gisele, o momento é de união de esforços. “A destinação correta de resíduos e recicláveis é uma responsabilidade de todos. Não podemos deixar que o lixo se acumule em terrenos e nas ruas, afastando risco de outras epidemias, como da dengue”, afirma.
Por essa razão, a Ascam tem reforçado em suas redes sociais, por meio de conteúdos educativos em texto, ilustração e vídeo, que os munícipes continuem a realizar a separação de resíduos e recicláveis e destinem papel, papelão, vidro, metais, plástico e eletrodomésticos aos Ecopontos.
Cada morador também pode encaminhar móveis, sofás e colchões, limitados a três unidades por ano, e 1 metro cúbico de entulho, madeira e resíduos de jardinagem a cada 120 dias, além de pneus (limitados a quatro unidades por ano).
Os Ecopontos não recebem lixo hospitalar e de serviços da saúde, lixo industrial, lixo doméstico, roupas e sapatos, grandes quantidades de entulho de construção e lâmpadas.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.